Um soldado do Exército Brasileiro foi preso transportando mais de 20 quilos de droga durante uma fiscalização próxima à comunidade Vila Tabuleta, na região de Glória D'Oeste, a 304 km de Cuiabá, na última sexta-feira (23). O militar estava em uma caminhonete e tentava passar por uma barreira da Operação Ágata, que combate crimes em área de fronteira Brasil/Bolívia.
De acordo com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron-MT), o soldado seguia sentido Porto Esperidião para Cáceres, a 358 km e 220 km da capital, respectivamente. No veículo dele, foram encontrados dois tabletes de pasta base de cocaína.
Aos policiais, o militar apontou uma casa como sendo o ponto inicial de carregamento. No local, a equipe do Gefron encontrou uma grande quantidade de entorpecentes, totalizando 20,4 kg. O suspeito afirmou que receberia R$ 5 mil para fazer o transporte até Cuiabá.
Em nota o Exército informou que o soldado estava programado para ser licenciado das fileiras do Exército na próxima quinta-feira (29) devido ao fim do período de serviço no Batalhão.
“O Exército Brasileiro reitera seu repúdio veemente a quaisquer atos que violem os princípios e valores fundamentais da Força Terrestre. Todas as medidas necessárias serão tomadas para responsabilizar qualquer militar que se desvie de sua conduta ética e profissional”, disse.
O militar não possui antecedentes criminais, segundo a polícia. Ele foi encaminhado, junto com o material apreendido, à Polícia Federal de Cáceres.