Quadrilha que comandava tráfico de Drogas em Rosário Oeste e região foram condenados pela justiça

Imprimir
+ Polícia
Sexta, 04 Outubro 2024 | hnt
O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou 11 membros do Comando Vermelho que foram alvos da Operação Castelo de Areia, que visava desmantelar uma quadrilha de tráfico de drogas na região de Rosário Oeste (100 km de Cuiabá). As penas de cada um variaram entre três e dez anos, totalizando mais de 85 anos de detenção.
Entre os condenados, Bruno Raphael Souza Costa, o “Popay”, Thiago Leandro Borges de Souza, vulgo “Zumbi”, Joilson Ricardo dos Santos de Campos, conhecido como “Jojo”, e Janderson Jales da Silva, o “Revoltado”, receberam a mesma pena de 8 anos e 11 meses de reclusão. Já Cristiano Alves Damasceno, o “Raio X”, foi condenado a uma pena maior, de 10 anos e 4 meses. Outro faccionado, Kelwilly Henrique Marques Borges, o “Barbie”, foi condenado a 6 anos e 11 meses em regime fechado.
Todos eles foram condenados por associação criminosa e associação para o tráfico. No entanto, todos os réus foram absolvidos da acusação relacionada ao tráfico de drogas, com exceção de Odirlei Zeni Junior, que foi absolvido de todos os delitos imputados na denúncia por falta de provas.
Apenas Walderrama Ferreira Cordeiro e Bruno Raphael Souza Costa tiveram o direito garantido de recorrer em liberdade. Os demais condenados deverão iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
“Nesse contexto fático, cediço ser o Comando Vermelho uma organização criminosa atuante em quase todo o Estado, com uma infinidade de crimes praticados por seus integrantes, a fim de manter o domínio exclusivo no tráfico de drogas, o que afronta diretamente o estado democrático de direito. Todo esse quadro impõe a necessidade da cessação da atividade criminosa perpetrada pelos condenados”, explicou o juiz em sentença nesta quarta-feira (02).
Em agosto de 2024, o juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra já havia condenado outros dois membros do Comando Vermelho de Rosário Oeste. Pedro Paulo Ferreira Pinheiro, conhecido como "Véio" ou "Apóstolo", e Henrique Gabriel Alves de Almeida, apelidado de "Príncipe" ou "General", obtiveram mais de 20 anos de prisão como sentença.
OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA
A Operação Castelo de Areia, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso em janeiro de 2023, teve como objetivo combater o tráfico de drogas e desmantelar organizações criminosas em Rosário Oeste, Nobres e Jangada. A ação focou em um grupo vinculado à facção Comando Vermelho, que se envolvia em atividades como tráfico de drogas, associação para o tráfico e outras práticas ilícitas.
A operação revelou uma estrutura organizacional bem definida, com funções específicas atribuídas a cada membro, que iam desde a distribuição de drogas até a coleta de dinheiro e a cobrança de taxas dos traficantes de menor escalão.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews