“Brasil cultua pouco seus heróis”, afirma Taques ao lançar Programa do Pantanal na terra de Marechal Rondon
O governador José Pedro Taques (PDT) classificou o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon como o maior mato-grossense de todos os tempos e lamentou que o Brasil dê pouco valor aos seus ícones. “O Brasil cultua pouco os seus heróis. Rondon é mais valorizado nos Estados Unidos do que aqui. Ao invés da comodidade, Rondon buscou o rio da dúvida”, afirmou Taques, nesta terça-feira (5), na Escola Santa Claudina, em Mimoso – Distrito de Santo Antônio de Leverger, durante a cerimônia de comemoração do Dia das Comunicações e lançamento do Programa de Desenvolvimento sustentável do Pantanal (Pró Pantanal).
“Vencemos o complexo de ‘vira-latas’ [de adorar heróis estrangeiros] e temos que reverenciar os que lutam por esta pátria, como Rondon e Roosevelt. E aqui estão seus bisnetos”, afirmou o governador, para a reportagem do Olhar Direto, apontando para o coronel Benjamin Rondon, bisneto de Cândido Mariano Rondon; e Franklin Roosevelt, bisneto do ex-presidente Theodore Roosevelt, dos Estados Unidos. Os netos de Cândido Mariano e Theodore eram convidados de honra do evento.
No evento, o governador visitou e anunciou o investimento para a conclusão do Memorial marechal Rondon, em Mimoso, lançado em 1996 pelo então governador Dante Martins de Oliveira.
Pedro Taques assegurou que o Pantanal irá viver um novo tempo, com o Pró Pantanal. “Não vim fazer promessas, mas, sim, firmar compromissos. Temos que cuidar do presente. Vamos incentivar o turismo ecológico e a geração de emprego e renda, nas comunidades, através da MT Fomento”, assegurou Taques.
Para lançar o programa, o governo leva em consideração o potencial turístico, a distinguida importância da região para a biodiversidade do planeja e a necessidade de se promover o desenvolvimento sustentável, que gere oportunidades de rende e melhoria da qualidade de vida da sua população.
“O Programa deve contribuir para o desenvolvimento sustentável do Pantanal mato-grossense, com foco na implementação de ações visando o estimulo à atividade turística, projetos de economia criativa e apoio à piscicultura, com produção e comercialização de pescados”, diz trecho do decreto.
A Comissão que executa o programa é coordenada pela Secreatria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com participação da Casa Civil, Agricultura Familiar (Sefa), Cidades (Secid), Cultura, Esporte e Lazer (Seel) e MT Fomento.
O comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Paulo Vilas-Boas, lembrou que Marechal Cândido Rondon criou o lema do Exército: “Braço Forte, Mão Amiga”. Vilas-Boas citou que Rondon trouxe das aldeias indígenas para o Exército Brasileiro um aprendizado ímpar: “os velhos são donos da história; os adultos sã donos da aldeia; e os jovens são donos do mundo”.