Botelho quer integração dos alunos do campo pelo esporte
Projeto do deputado Eduardo Botelho (PSB), em trâmite na Assembleia Legislativa, propõe socializar as comunidades estudantis das zonas rurais em jogos entre elas. Hoje, essas comunidades somam mais de 53 mil alunos matriculados em 214 escolas de campo de Mato Grosso, segundo dados da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Botelho destaca que, em várias regiões de Mato Grosso, onde a economia agrícola se tornou o principal mecanismo de crescimento econômico e social, o esporte, voltado aos campeonatos estaduais, proporciona mais qualidade de vida às crianças e aos jovens da rede pública.
Com os Jogos Estudantis Rurais, os alunos terão chances de enfrentar as adversidades da vida com mais segurança, saúde e autoestima. Outro ponto importante na defesa ao projeto de lei é quanto à evasão dos estudantes do campo. Pesquisa do IBGE mostra que 32% dos alunos da zona rural abandonam a escola, sendo um dos motivos a falta de atrativos em esporte e cultura.
Para o deputado, o esporte, dentro da modalidade escolhida pela escola, motivará os alunos a concluírem o ensino médio e fundamental, pois vislumbrarão os campeonatos intermunicipais e até mesmo interestaduais. A competição esportiva é um elo forte para promover o crescimento qualitativo, mais conhecimento e atitudes na formação do caráter dos estudantes.
“Proporcionar investimentos à cultura, ao esporte e ao lazer é favorável à formação educacional das crianças e dos jovens que estudam em escolas de campo”, pontuou Botelho.