O PSDB, partido liderado governador Pedro Taques em Mato Grosso, elegeu 39 prefeitos neste primeiro turno e se consolidou como a maior legenda no comando de prefeituras no estado. A vitória neste dia 02 de outubro fortalece os planos da sigla para as eleições gerais de 2018.
Além dos já eleitos, o número de cidades comandadas pelo PSDB pode aumentar ainda mais caso Wilson Santos (PSDB) seja eleito prefeito de Cuiabá neste segundo turno das eleições. O crescimento do partido foi o mais expressivo em Mato Grosso.
Em 2012, o PSDB tinha eleito apenas quatro prefeitos e agora chegou a 39. No total, o PSDB recebeu 352.818 votos, sendo o maior em número de eleitores.
O número é muito maior que o segundo colocado, o PMDB, que obteve 237.203 votos, ou seja, 115.615 votos de diferença. "Este processo eleitoral foi extremamente positivo para o PSDB de Mato Grosso. Os eleitores mato-grossenses entenderam o projeto dos representantes do partido, que estão trabalhando para melhorar e transformar o Estado. O PSDB sai deste processo eleitoral muito maior do que entrou”, avaliou o governador Pedro Taques.
Com relação a vereadores, o PSDB também saiu fortalecido. Contanto todos os municípios de Mato Grosso, os candidatos do PSDB tiveram 201.207 votos. Enquanto isso, o segundo colocado, o PSB, obteve 163.458 votos.
Juntando o número de prefeitos da própria legenda e os prefeitos eleitos em coligação com o PSDB, o partido sai vitorioso em 69 cidades.
Das 10 maiores cidades, o PSDB elegeu prefeito em duas: Cáceres e Sorriso. Em Cáceres foi reeleito Francis Maris com 62,9% dos votos, em Sorriso, Ari Lafin com 54,1% dos votos válidos. Além disso, a sigla ainda pode administrar Cuiabá, com Wilson Santos.