Ságuas deve deixar "pepino" da greve dos professores para Rosa NeideO secretário estadual de Educação (Seduc), Ságuas Moraes (PT), assumirá o posto do deputado federal Homero Pereira (PSD) que vai se aposentar para cuidar da saúde. Para retornar à Câmara Federal, Ságuas aguarda a publicação da aposentadoria do social-democrata para então ser convocado. “Devo assumir em até 30 dias”, cogitou.
Ságuas deve deixar a secretaria sem resolver o impasse da greve dos servidores da Educação que perdura há mais de um mês. “Eu queria resolver, mas temos dificuldade de entrar em um consenso”. O suplente destaca ainda que o governo não irá oferecer uma proposta que não consiga honrar e já está elaborando outra proposta.
O secretário deve deixar o “pepino” nas mãos da adjunta Rosa Neide Sanches, que deve assumir a cadeira na Seduc, por indicação de Ságuas. Essa será a segunda vez que ela “tampa buraco” deixado pelo petista, que também assume no Congresso pela segunda vez. A decisão final, contudo, será tomada pelo partido.
Rosa Neide foi secretária de Educação durante o período em que Ságuas atuou na Câmara Federal, no início desta legislatura. Ele perdeu a cadeira depois que os votos do Tenente Willian Dias (PTB) foram descongelados, fazendo com que o tucano Nilson Leitão assumisse a vaga na Câmara Federal e o petista ficasse sem o mandato.
Agora sem empecilho para assumir a vaga, o secretário já faz projetos para retornar às Comissões de Educação e Saúde, onde atuava antes de assumir a Seduc. Na visão de Ságuas sua experiência à frente da pasta será importante para ajudar na obtenção de recursos ao Estado. O petista pretende também atuar na área ambiental.