O embaixador de Israel, Yossi Shalley, esteve em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, nesta terça-feira (29), com o objetivo de conhecer de perto os potenciais do agronegócio da região. Sorriso é o maior produtor de grãos do país.
Ele disse que essa é a primeira vez que visita essa região. "A amizade entre Israel está melhor e as pessoas estão batendo na porta para fazer negócios com o Brasil. E nós viemos conhecer de perto o que estão fazendo, agricultura, usinas", disse.
De Mato Grosso, Israel compra milho e soja.
Uma das empresas que ele visitou é uma fabricante de almôndega de soja e outros derivados do grão. "Como embaixador, tenho que conhecer para poder divulgar. Vi coisas interessantes. Ainda não podemos falar: 'ah, vamos fazer isso', mas tem um potencial grande", afirmou.
Para ele, é importante conhecer os potenciais e destacou a produção de etanol de milho na região norte do estado.
Yossi Shalley visitou, além de Sorriso, visitou Campo Novo do Parecis e conheceu a tecnologia empregada na agricultura local, bem como a associação que produz feijão irrigado na região.
Uma das pessoas que acompanhou o embaixador, o superintendente da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central, Amos Blanche, disse que a entidade faz a ponte entre empresários do Brasil com Israel e tem sede em Goiânia.
"Os empresários do Centro Oeste nunca tiveram muito acesso a Israel, apesar da Embaixada ficar em Brasília. Quando chegou no Brasil, o embaixador ficou impressionado com a força da economia da região Centro Oeste e pediu que fosse fundada a câmara", explicou.