Fazendas registram até 70 sacas de soja por hectare em Mato Grosso
+ Agronegócio
Segunda, 03 Fevereiro 2014
| AGRO OLHAR
Região Oeste de Mato Grosso foi beneficiada pelo regime de chuvas e está produzindo bemLavouras de soja na região Oeste de Mato Grosso estão produzindo até 70 sacas por hectare, segundo informações de produtores rurais repassadas a analistas durante a expedição técnica Rally da Safra. A média nacional de produtividade gira em torno de 50 sc/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e consultorias.
"Foi uma combinação de coisas [que incrementou a produtividade]. As medidas preventivas foram bem feitas, com aplicações de inseticidas e fungicidas. A combinação de clima foi bem distribuída, bem dentro do que a planta necessita. Bastante sol, calor e chuvas na medida", disse, à Reuters, o analista Alan Malinski, que coordena uma das equipes do Rally.
O gerente André Seibeneichler, que está coordenando a colheita em uma fazenda em Sapezal (478 km de Cuiabá), está satisfeito com os resultados alcançados até o momento. "Vai ser a melhor média já colhida aqui!", diz. Aquele município lidera a colheita em Mato Grosso, com 25% ceifados.
Em amostras coletadas em oito fazendas visitadas por uma equipe da expedição técnica Rally da Safra na quinta-feira (30), na região de Sapezal, duas tiveram produtividade estimada em 70 sacas por hectare e outras três entre 60 e 62 hectares.
A fazenda Tucunaré, do empresário e senador Blairo Maggi (PR), deve colher média de até 66 sacas por hectare, 10 sacas acima do esperado inicialmente, revelou um funcionário à Reuters. Na área são cultivados 38 mil hectares com a oleaginosa.
Conforme estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em todo o Estado de Mato Grosso foram semeados mais de 8.296 milhões de hectares de soja neste ciclo. Incentivados pelo bom preço da última safra, os agricultores aumentaram a área plantada em 4.8%. Ainda de acordo com o Imea, a produção poderá ultrapassar 25.6 milhões de toneladas (+8.4%).