Maior feira equestre de Mato Grosso, a Semana do Cavalo, chega a sua 10ª edição com uma programação voltada para diversos públicos: empresários, pesquisadores, criadores e competidores. Mas quem optar por levar a família se surpreenderá com a quantidade de atrações que poderão ser aproveitadas por pais e filhos.
Para as crianças, foi pensada uma programação que promete muita diversão: a exposição de bois, cavalos e bodes, além de outros animais, todos em versão ‘mini’. “Queremos levar alegria para a criançada que visitar o Parque de Exposições de Cuiabá entre os dias 24 de maio e 03 de junho, e esse é o objetivo da mini fazenda, uma atração perfeita para crianças e adultos”, contam os organizadores do evento.
A feira contará com outros atrativos, como atrações musicais e competições de hipismo, mas os animais em versão mini devem ser um diferencial a parte. E o fato de todos os animais serem muito bem tratados e tranquilos facilitará o contato das crianças com os bichos. Uma outra atração bastante divertida é alimentar os bichos, algo que sempre alegra os pequenos.
“A fazendinha busca aproximar o campo aos centros urbanos e proporcionar oportunidade para crianças e adultos conhecerem, pessoalmente, animais como os mini pôneis, que fazem sucesso por onde passam. O tamanho dos animais e os cenários onde eles estarão expostos, que se aproximam do de uma fazenda, devem atrair uma boa parcela das 60 mil pessoas que visitarão a Semana Cavalo”, explica a organização da Semana do Cavalo.
Contato terapêutico
Este tipo de entretenimento, que faz com que as crianças interajam com animais, pode estimular melhorias no seu convívio social, e os mini animais são os preferidos quando o assunto é brincadeira.
Profissionais da saúde destacam que o contato com o animal faz com que a criança fique mais disposta a praticar atividades físicas, além de criar um vínculo afetivo com o campo.
“As crianças dessa geração não têm contato próximo com os animais, e ver estes cavalos, bois e outros animais em um tamanho inusitado é uma grande novidade para elas, e o fato de poder tocar e pegar nestes animais faz com que a criançada se divirta ainda mais”, ressaltam os expositores.
Provas
Mas nem só de mini animais dependerá a diversão da criançada. As provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (bode) também prometem levar diversão aos pequenos. Elas ocorrerão entre os dias 26 e 28 de maio e 01 e 03 de junho.
“As provas de laço nada mais são do que a representação da rotina diária dos criatórios de gado, e cada modalidade é utilizada na lida diária do manejo, e isso leva os mais jovens a tomar gosto pela lida no campo”, avalia a organização do evento.
Serviço
Os portões abrem a partir das 8 horas da manhã, com músicas ao vivo todos os dias. Os shows têm a entrada para a pista gratuita e o visitante poderá doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às famílias carentes atendidas pelo projeto social criado pela organização da 10ª Semana do Cavalo.