Presidente Dilma projeta recordes de produção para a agropecuária
O novo ministro da Agricultura, Neri Geller, tomou posse na manhã desta segunda-feira, 17, em Brasília, em cerimônia que também empossou o nov titular do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto e outros quatro ministros. O ex-secretário de Política Agrícola substitui Antônio Andrade, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro.
“Tenho certeza que o ministro conduzirá a nossa agricultura a novos recordes de produção”, afirmou a presude nte Dilma Rousseff, ao apresentar Geller. Dilma também ressaltou o trabalho realizado por ele à frente da secretaria, como a participação na elaboração do Plano Safra e no plano de armazenagem.
Sobre a gestão de Andrade, Dilma ressaltou que o ex-ministro deixa “o maior Plano Safra da história, que mobilizou R$ 136 milhões.” Ele anda destacou a estruturação do sistema de crédito agrícola por meio do Plano Safra, e o avanço de programas como o Pronamp, o ABC, além da ampliação da capacidade de armazenagem brasileira.
Conforme Dilma, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto volta ao ministério que ajudou a implantar, após passagem pela presidência da Petrobras Biocombustíveis. Ela destacou a atuação de Pepe Vargas, que deixa o cargo, no Plano Safra da Agricultura Familiar, de R$ 21 milhões e no programa emergencial para a seca, além da criação do Plano Safra do Semiárido.
Também foram empossados Clélio Campolina Diniz no ministério da Ciência e Tecnologia; Gilberto Magalhães Occhi, no das Cidades; e Vinicius Nobre Lages no do Turismo e Eduardo Lopes, no da Pesca e Aquicultura. As trocas fazem parte da reforma política realizada devido ao ano eleitoral.
A presidente salientou que os novos ministros a “ajudarão a fazer de 2014 um ano profícuo”.
Neri Geller esteve à frente da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa) desde janeiro do ano passado. Foi vereador em Lucas do Rio Verde(MT),entre 1996 e 2004. Foi eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010. Como empresário, fundou a Fazenda Geller em 1990, onde desenvolve a atividade de plantio e comercialização de grãos (soja e milho).