A primeira etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em Mato Grosso prossegue até o próximo dia 31. A meta é imunizar 12,6 milhões de animais com até dois anos.
A vacinação visa deixar o rebanho protegido, de modo que se houver a entrada do vírus no estado o animal não venha a ser infectado pela doença. O pecuarista que não vacinar o rebanho voluntariamente, terá que fazê-lo compulsoriamente. Neste caso o Instituto de Defesa Agropecuária Indea- vai assistir a vacinação e ele vai ser autuado.
O prazo para a comunicação da vacinação junto ao Indea é até o dia 10 de junho. E nesta etapa, o Indea está fiscalizando a eficácia das doses da vacina. Por meio de amostras de sangue de 350 cabeças, sorteadas entre 50 propriedades rurais pré-definidas pelo Ministério da Agricultura, é feita a verificação da eficiência da vacinação. O objetivo da operação é analisar a eficácia da imunização realizada entre os meses de maio e novembro do ultimo ano em bovinos de até dois anos de idade.