Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Rússia comprou 143 mil toneladas de carne brasileira apenas no período dos seis primeiros meses deste ano, tornando-se o maior importador de carne bovina brasileira. Para efeito de comparação, o consumo do país sobressaiu já em 2013: os russos compraram 303.623 toneladas, ante as 216.873 ton de Hong Kong e as 156.952 ton da Venezuela, outros principais importadores de carne in natura.
A carne sai de seis pontos no território brasileiro e é embarcada em navios para o território russo. A variação do tempo de viagem é grande, dependendo do porto em que a carne desembarca nas terras de lá: até o Porto de São Petersburgo, o navio demora até 28 dias no mar. Já até o Porto de Vladivostock, no outro extremo do país, a duração da navegação chega a 45 dias.
De acordo com o gerente de exportações da JBS, Tiago Sozo, o principal foco de consumo é a cidade de Moscou e suas adjacências, que somam uma população de 18 milhões. Sozo também contou que o povo russo tem preferência pelos cortes dianteiros do animal: paleta, peito, pescoço, músculo do dianteiro e acem. Apesar disso, alguns cortes traseiros também são amplamente consumidos.