11ª Festa da Troca de Sementes reúne comunidades de Jangada e Região em busca de fortalecimento da agroecologia
A 11ª edição da Festa da Troca de Sementes, realizada no último sábado (20.09), na comunidade da Barra do Buriti, zona rural de Jangada, reuniu diversos agricultores e estudantes, com objetivo de fortalecer a agroecologia no município.
Com uma extensa programação durante o dia todo, com uma belíssima apresentação de danças típicas, a troca de sementes e mudas é uma atividade de grande importância dentro da agricultura familiar, pois proporciona autonomia das comunidades em relação à produção de sementes.
Além disso, atua na conservação e enriquecimento do patrimônio genético, promovendo assim aumento na biodiversidade rural, processo muito importante para a recuperação ambiental da agricultura do município.
De acordo com a organização, “antigamente, os agricultores sempre tinham suas sementes, e se não tivessem, iam até seus vizinhos para trocar por outras. Hoje em dia tudo mudou. Sempre que vamos fazer um plantio dependemos de ir a um comércio para compra-las. Foi ai que nasceu a festa da troca das sementes, enriquecida com a troca de mudas de plantas medicinais e de árvores frutíferas”.
A festa que comemorou os 11 anos contou com a presença de agricultores e estudantes de Jangada, Poconé, Cáceres, Cuiabá e Nossa Senhora do Livramento.
O evento expressa a cultura das comunidades tradicionais da baixada cuiabana, na prática da troca de sementes crioulas que resiste ao tempo, passando de geração a geração.
Estiveram presentes o Secretário de Educação Dejacir Almeida, presidente do sindicato rural Joel Mialha, Padre Enivaldo, entre outras autoridades.