Na quinta feira (16/05), a Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada através do Veterinário Flávio Gomes Barcelos (INDEA), que no município estava tendo caso suspeito de raiva na região da Comunidade Raizama, zona rural de Rosário Oeste.
Na sexta feira (17/08), uma representante da equipe da Vigilância em Saúde (Enfermeira Fabiane Cristina) juntamente com o Veterinário Flavio (Indea) se deslocaram até o Sítio da Caixa d’água na Comunidade Raizama para a Investigação “In loco” e coleta do material do animal para confirmação do diagnóstico.
Após a investigação e coleta a Enfermeira orientou quanto aos procedimentos a serem realizados com as sete pessoas que tiveram contato com o animal doente (quatro pessoas tiveram contato com a baba do animal e três pessoas tiveram contato com o sangue do animal doente). O veterinário também os orientou quanto ao destino final do animal, que nesse caso deve ser enterrado.
Na sexta feira, no final da tarde, o veterinário Flavio comunicou a Coordenação de Vigilância em Saúde que o resultado do exame realizado era positivo para Raiva Bovina. Esta infecção viral é fatal em praticamente 100% dos casos, leva o animal a morte, como aconteceu nesta situação.
No sábado (18), a Enfermeira Fabiane se deslocou até o sítio na Raizama onde foi realizada a vacinação de cães e gatos do sítio. Foi feito também o bloqueio com a vacina Antirrábica Humana nas sete pessoas que tiveram contato com a baba e sangue do animal. Também foi trazido pela enfermeira duas pessoas que estavam com ferimentos nas mãos e entraram em contato com o sangue do animal doente para a devida aplicação do Soro Antirrábico Humano.
Essas duas pessoas foram medicadas no Hospital Amparo, pois esse soro só pode ser administrado em ambiente hospitalar devido ao risco de reações. Sob aos cuidados do Dr. José Carlos, Enfermeira Fabiane e a Técnica Rose as duas pessoas foram medicadas, sendo que uma delas apresentou uma leve reação e foram mantidas em observação até no domingo pela manhã, quando foram liberadas.