Vacinação contra febre aftosa encerra na próxima sexta

Imprimir
+ Agronegócio
Domingo, 26 Maio 2013 | DA REDAÇÃO
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013, sob a coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), termina na próxima sexta-feira (31) em Mato Grosso.
Os pecuaristas que ainda não realizaram a vacinação têm até o dia 31 de maio para imunizar bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade. Somente em Jangada, 25 mil animais devem ser vacinados. São 480 propriedades rurais com animais nesta faixa etária.

Vacinação termina na próxima sexta-feira (31) em Mato GrossoVacinação termina na próxima sexta-feira (31) em Mato Grosso

Na terça-feira (21), os médicos veterinários da unidade do Indea de Jangada,  Allan Mesacasa e Joaquim José da Rocha, estiveram acompanhando a vacinação no Sítio Santa Luzia, localizado na comunidade do Campo Limpo, zona rural de Jangada.
A propriedade está entre as 40 que devem ser visitadas pelo Indea. A convite dos veterinários, o JangadaMT acompanhou a vacinação “assistida”.

A convite dos veterinários, o JangadaMT acompanhou a vacinação “assistida” no Sítio Santa LuziaA convite dos veterinários, o JangadaMT acompanhou a vacinação “assistida” no Sítio Santa Luzia

A vacinação assistida, que é 100% acompanhada pelos médicos veterinários, é uma das três vacinações diferenciadas determinada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do estado de Mato Grosso.
Há casos que pode ocorrer ainda a vacinação oficial, que é feita somente pelo veterinário ou técnico do Indea, e a fiscalizada, que apenas a vacinação de parte do rebanho é acompanhada.
As vacinações acompanhadas por fiscais do Indea podem acontecer nas propriedades localizadas em área de risco para febre aftosa, ou seja, próximo ao perímetro urbano, lixões, assentamentos, rodovias ou propriedades onde ocorreram denúncias de não vacinação.
No Sítio Santa Luzia, foram vacinados 72 animais. Os veterinários acompanham todo o processo, desde o acondicionamento da vacina, desinfecção dos equipamentos de vacinação, até a aplicação da vacina.

Os veterinários acompanham todo o processo, desde o acondicionamento da vacina, desinfecção dos equipamentos de vacinação, até a aplicação da vacinaOs veterinários acompanham todo o processo, desde o acondicionamento da vacina, desinfecção dos equipamentos de vacinação, até a aplicação da vacina

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao INDEA, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.
O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois pode haver grande fluxo de pessoas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews