INDEA confirma primeiro caso de mormo em eqüino em Jangada
O primeiro caso positivo de mormo foi confirmado pela equipe da ULE de Jangada, após exame dar positivo. O eqüino doente é de uma propriedade a cerca de 20 quilômetros da sede do município. O animal foi sacrificado.
O Médico veterinário do INDEA, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal JANGADAMT e na oportunidade explicou que os principais sintomas desta doença, são: Cansaço excessivo do animal, febre alta, tosse e secreção nasal, nódulos no nariz e pulmões ou mesmo feridas nos membros, em caso de suspeita, os proprietários destes eqüinos devem procurar o INDEA, para que seja realizado o exame e se constatada a doença o animal deve ser sacrificado.
A propriedade em que foi detectada a doença fica interditada por 60 dias, até que exames sejam realizados em outros animais, para ser constatado se houve ou não a transmissão da doença para outros eqüinos.
Não há casos registrados na região, porém todos os animais que participam de eventos ou competições serão submetidos a este exame.
O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei. A doença acomete solípedes (eqüinos, asininos e muares), podendo ser transmitida ao homem. A Secretária Municipal de Saúde já foi notificada para tomar os procedimentos em relação aos humanos, até o momento as pessoas não apresentaram anormalidades.