Jangadenses participam de Curso Regional de Formação para Jovens Empreendedores Rurais em Goiás
Jovens trabalhadores (as) rurais da região Centro Oeste discutiram, entre os dias 13 e 15 de Outubro, de que maneiras o jovem que quer construir sua vida no campo, na floresta e nas águas brasileiras pode se inserir nos espaços produtivos e também no espaço de luta por seus direitos.
O debate aconteceu no Curso Regional de Formação para Jovens Empreendedores Rurais que a CONTAG, em parceria com o Senar, e contou com a participação de jovens Mato-grossenses, vindo dos sindicatos de Jangada, Paranaita, Porto Esperidião, Ipiranga do Norte e Santo Antônio do Leste, coordenados pela Secretária de Juventude Rural da FETAGRI-MT, Cleuma Maxine Rodrigues.
O curso teve como objetivo de debater questões fundamentais para a juventude rural, como a redução a maioridade penal, a política de terceirização do emprego, e também refletir sobre o desenvolvimento rural sustentável e seus desafios e perspectivas para a permanência da juventude rural em cada região.
Além disso, os participantes discutirãm o contexto da representação e da representatividade sindical e a participação da juventude rural e realizarão um diagnóstico da realidade regional e levantamento de propostas e debaterão o processo de realização das Conferências Estaduais de Juventude.
O primeiro curso regional foi realizado na Região Norte, entre os dias 25 e 27 de agosto. Os próximos cursos agendados são das regiões Sul e Nordeste, nos dias 25 a 27 de novembro. Ao final de cada curso, os encaminhamentos se transformarão em propostas que serão levadas pela juventude do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para a Conferência Nacional de Juventude, que será promovida pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República em Brasília, no mês de dezembro.
Cleuma pontuou a importância do curso no sentido de promover o diálogo sobre a sucessão rural, como forma de incentivar os jovens a permanecerem no campo, fornecendo políticas públicas de apoio e fortalecimento à agricultura familiar.