Festival do Caju na comunidade do Rio da Casca será nos dias 30 e 31 em Chapada dos Guimarães
O tradicional Festival do Caju, em Chapada dos Guimarães, acontece entre os dias 30 e 31 de outubro. Além de incentivar a fabricação de doces e produtos derivados da fruta, o evento visa atrair a atenção para o seu cultivo.
Conhecido como Cascaju, o festival é realizado pela comunidade do Rio da Casca, em Chapada dos Guimarães. O evento é promovido pela Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio da Casca em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal.
Na comunidade a produção de caju ocupa uma área de aproximadamente dois hectares. Conforme a Empaer, um cadastramento das famílias da comunidade será realizado para doação de mudas.
Serão entregues, de acordo com a extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz Lima, 350 mudas de caju selecionadas. As mudas serão plantadas no período de chuvas.
Mais de 14 famílias na comunidade Rio da Casca utilizam o caju como fonte de renda, por meio da fabricação de doces, salgados, pães, entre outros produtos.
A festa é voltada para moradores, produtores rurais e visitantes. Durante o festival atividades recreativas serão realizadas com apresentações culturais, desfile da princesa e do príncipe do caju, além de baile popular.