Mato Grosso destina equipamentos agrícolas e insumos para agricultores familiares de MT
O governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Poxoréu assinaram no último sábado, 24 de outubro, um termo de cooperação técnica onde o Estado destinará para a agricultura familiar equipamentos agrícolas e insumos que visam o fortalecimento da atividade na região. Os equipamentos e insumos atenderão os feirantes agricultores e a Associação dos Pequenos Produtores Vale das Alminhas, além disso, dois veículos serão destinados para a Secretaria de Agricultura Familiar do município.
Poxoréu comemora nesta segunda-feira, 26, 77 de emancipação política. O intuito com o termo de cooperação entre Estado e Prefeitura é proporcionar novas possibilidades de negócios para a região.
Dos equipamentos e insumos destinados para os pequenos produtores há um caminhão que atenderá os feirantes agricultores e um resfriador com capacidade para dois mil litros de leite para atender a Associação de Pequenos Produtores Vale das Alminhas.
Conforme o vice-governador, Carlos Fávaro, que esteve em Poxoréu no sábado, o que se quer é inserir o município no "Estado de Transformação" que Mato Grosso está vivendo.
"Que por meio desses convênios os produtores tenham condições de produzir todos os meses do ano e que possam ter um local para comercializar seus produtos. Isso tudo vai permitir aquecer a economia e consequentemente trazer oportunidades ao cidadão", destaca Fávaro.
Além de Fávaro, estiveram em Poxoréu o secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, do presidente da Empaer, Lair Mota e o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista.
A comitiva do governo de Mato Grosso foi recebida pela do município, Jane Maria Sanchez.
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, destacou que a feira da agricultura familiar de Poxoréu faz parte da cultura do município. Na ocasião ele frisou que a pasta fará um convênio com a Associação dos Feirantes de Poxoréu para a realização da feira no município. Através do convênio, salientou Suelme, serão construídos os boxs para os feirantes, serão feitas reformas de banheiros, implantação de sistema de setorização, coleta seletiva de lixo e a capacitação de 40 feirantes, entre outros benefícios.