Governo de Mato Grosso cria grupo de trabalho para avaliar qualidade das sementes de soja
Um grupo de trabalho formado pelo Governo de Mato Grosso, entidades produtivas e de pesquisa foi criado para estudar a qualidade das sementes de soja utilizadas nas lavouras mato-grossenses. O grupo terá 180 dias para concluir os trabalhos.
A criação do Grupo de Trabalho consta na Portaria nº 086/2015 publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) no Diário Oficial do Estado (D.O.E.), que circula nesta quarta-feira, 09 de novembro.
De acordo com a Portaria o grupo deverá ter oito integrantes, sendo um representante da própria Sedec-MT, um representante do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A portaria destaca ainda que caberá a cada entidade designar o seu representante titular e suplente para o Grupo de Trabalho.
Ainda de acordo com a Portaria, especialistas e/ou entidades podem ser convidadas ou convocadas para emitir parecer de forma consultiva.
A qualidade das sementes de soja é um dos pontos que vem sendo discutidos nos últimos meses pelo setor produtivo, principalmente por se ver uma estabilidade de produtividade nas últimas safras, além da questão da “pirataria” das sementes.