Jangadense conclui curso de técnico em agropecuária com ênfase na agricultura familiar; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destaca importância
O jovem Giovane Santos da Costa, morador da comunidade de Mato Grosso Velho, zona rural de Jangada, concluiu no último dia 10 de fevereiro o curso de técnico em agropecuária com ênfase na agricultura familiar, realizado pela FETAGRI-MT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pela Seciteci-MT (Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso).
Em solenidade realizada no último dia 10 no Centro de Estudos Sindical Rural da Fetagri, em Várzea Grande, outros 24 alunos de 16 municípios de todas regiões do estado concluíram o curso.
Realizado através de extensão da Escola Técnica de Tangará da Serra, o curso utiliza a pedagogia da alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Os alunos passaram 10 dias em sala de aula e 20 em casa, desenvolvendo atividades práticas.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jangada, Joel Mialha, o curso vem de encontro a crescente demanda de profissionais na área rural do estado, principalmente com foco na agricultura familiar.
“Será de extrema importância para o município de Jangada mais este profissional técnico agropecuário, principalmente por que foca na agricultura familiar. Parabenizamos o jovem Giovane pela conquista e desejamos um excelente trabalho em todas atividades que for desenvolver no município. O sindicato se coloca a disposição e está de portas abertas para colaborar em quaisquer projetos que visem o fortalecimento da nossa agricultura familiar”, pontuou o presidente.
O presidente da Fetagri-MT, Nilton José de Macedo, frisa a importância do curso como um dos pilares da entidade. “Esta é uma carência dos agricultores familiares no estado, e esta parceria vem preencher esta lacuna existente na assistência técnica voltada à agricultura familiar, a falta de profissionais. Pelo excelente nível do curso, o estado receberá 25 novos profissionais capacitados e preparados para qualquer demanda no meio rural ”, frisou, durante a solenidade de formatura.
O presidente da entidade que representa mais de 250 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, em 121 sindicatos filiados e extensões de base em outras dezenas de municípios, enalteceu a importância das parcerias envolvidas no curso técnico, como o Senar e a Secitec, por meio da Escola Técnica de Tangará da Serra.
“Ressaltamos mais uma vez o papel de extrema relevância que as parcerias desempenham neste processo de formação técnica voltada à agricultura familiar no estado. Parabenizamos todos e estamos sempre buscando fortalecer cada vez mais esta importante parceria”, disse.