Justiça fecha todos abatedouros de Rosário Oeste e comércio já sente os reflexos
A Promotoria de Justiça de Rosário Oeste desencadeou recentemente uma ação que culminou com a suspensão de funcionamento de todos os abatedouros da cidade a partir do último dia 16. A interdição foi determinada pelo Juiz da Comarca de Rosário Oeste, Dr. Edinei Ferreira dos Santos.
De acordo com o Ministério Público, os cinco abatedouros que foram fechados estariam operando de forma irregular no município, uma vez que não conseguem seguir as medidas de higiene previstas pela Vigilância Sanitária Municipal.
O problema já vem se arrastado a longa data no município, depois de tanto tempo sem que os abatedouros sejam adaptados o ministério público tomou providencias. No início do ano, os proprietários de abatedouros tiveram uma reunião com o Prefeito João Balbino por conta de uma notificação do Ministério Público que exigia uma posição da prefeitura quando a situação desses locais de abate de animais para o consumo da carne.
Abatedouros que foram fechados pela Justiça estariam operando de forma irregular em Rosário Oeste
Na época, o prefeito disponibilizou o veterinário do município para fazer um estudo de melhorias nesses abatedouros, onde definiria as adequações que deveriam ser feitas para que permanecessem em funcionamento. Após o levantamento contatou-se que o valor da adequação seria muito alto e os pequenos proprietários de abatedouros não conseguiriam custear o investimento, pois era superior a R$ 200.000,00 para se adequar.
Nesse impasse, os donos de abatedouros recorreram à prefeitura e sugeriram a criação de um abatedouro municipal que estaria abatendo os animais criados na região sob o pagamento de uma taxa de manutenção da unidade. Infelizmente a prefeitura de Rosário Oeste, carente de recursos e de fonte de investimentos não tem condições de alavancar o projeto.
Nisso os donos de abatedouros seguiram abatendo os animais irregularmente até que o Ministério Público interveio e fechou as portas desses estabelecimentos.
A cidade já está sentindo os reflexos. Vários açougues já começam a diminuir a quantidade de carne à venda para a população. Alguns donos de comércios afirmaram que estariam encerrando a comercialização do produto pela dificuldade de se conseguir comprar carne certificada conforme determina a legislação.
A situação tende a piorar no final de semana que é quando se consome o produto em maior quantidade. Como solução para essa problemática alguns açougues rosarienses comercializam a carne certificada comprada das empresas Sadia e Friboi, mas o preço acaba sendo maior para o consumidor final.
Há ainda os que se arriscam a abater os animais e comercializar a carne de forma totalmente clandestina e irregular como acontece muitas vezes em locais afastados do centro da cidade.