Baixo custo e facilidade no plantio do abacaxi atraem pequenos produtores
+ Agronegócio
Quinta, 29 Agosto 2013
| VANESSA ALVES/AGRO OLHAR
Muitos produtores rurais, principalmente os de pequeno porte, procuram por culturas de fácil manejo e baixo custo para ganhar a vida no campo. Para muitos, essa é uma maneira viável de adquirir segurança financeira, ao mesmo tempo que produzem algo para o próprio consumo. A cultura do abacaxi se encaixa perfeitamente neste perfil, pois pode ser usado para varias funções e tem um baixo custo de produção.
Custo favorável e facilidade no cultivo do abacaxizeiro elevam na alta das produções
Fruto popular e característico do clima tropical, o abacaxi é também conhecido como energético refrescante, de sabor doce e ácido. É também utilizado como calmante e usado para baixar a pressão humana, é diurético e nutritivo, importante para a formação óssea dos adolescentes, e é indicado nos casos de bronquites e gripe.
Para a plantação do abacaxizeiro, o solo deve ser bem drenado e argiloso, e ele é cultivado em período curto, dentro de 1 a 6 meses, assim como o feijão, amendoim, quiabo, repolho, tomate. Para o melhoramento das mudas, é necessário que elas sejam expostas com frequência ao sol. A época considerada boa para o plantio é o período chuvoso, mas ele pode ser cultivado durante todo o ano. Para o fortalecimento e crescimento das mudas é preciso a irrigação frequente.
A colheita é feita assim que as mudas atingem o tamanho satisfatório para o produtor. As espécies mais conhecidas são a Pérola e Branco de Pernambuco. Para exportação as do tipo Smooth Caynne (que possui espinhas nas folhagens) são as mais procuradas.
A produção
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção nacional do fruto entre 2011 a 2012 foi de 1.576.972 milhões de frutas, o equivalente a 25.239 mil por hectares. Somente em Mato Grosso foram produzidos 41.167 mil quilos. O abacaxi é muito valorizado no mercado econômico, podendo ser vendido de R$ 4,00 a R$ 10,00 a unidade.