Com a proposta de alavancar a qualidade genética do rebanho estadual e com isso incrementar o mercado de produção da carne, a Associação de Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT) promoverá dois importantes eventos de ‘elite’ durante a primeira edição da exposição AgroMT em Cuiabá.
O primeiro deles consiste no Julgamento a Campo, no dia 08 de julho (domingo), reunindo produtores de todo o estado. Podem participar animais com idade de 07 meses e zero dias a 24 meses e zero dias, P.O. (puro de origem) e L.A. (livro aberto), macho e fêmea, nelore e nelore mocho.
Para chegar aos melhores reprodutores, a equipe técnica avaliará três itens principais: funcionalidade (reprodução), carcaça e performance racial (modelo nelore – orelha, barbela, cupim, pelo, pele, etc). Julgamento a campo, como o próprio nome diz, é um tipo de prova em que a equipe avaliadora estipula um peso limite para aos animais a partir de uma tabela técnica.
“Os vencedores terão de obter boa qualidade adaptada ao campo, ou seja, união da beleza nelore e produtividade”, explica o zootecnista Leonardo Fernandes Mendonça, técnico de campo da ACNMT.
Leilão Quality
Já no dia 09 de julho (segunda), haverá o Leilão Quality, que é um evento especial para comercializar animais de 07 a 24 meses, macho e fêmea, nelore ou cruzamento com nelore, que sejam estritamente gados comerciais. É diferenciado porque um técnico da ACNMT vai à fazenda dos criadores para separar os animais para a venda.
Isso significa que apenas os melhores participarão do leilão, cuja proposta é realmente manter o padrão de excelência em Mato Grosso. Como o estado possui o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 30,3 milhões de animais, dos quais 80% desse total da raça nelore, os eventos da Nelore Mato Grosso têm o objetivo de agregar avanços à cadeia produtiva.
“É importante valorizar os investimentos em melhoramento genético para disponibilizar ao mercado os melhores animais, com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado”, avalia o presidente da entidade, Mario Candia.
Abertura AgroMT
Parceira do Sindicato Rural de Cuiabá, a Associação Nelore de Mato Grosso está apoiando o evento que representa oportunidade para pecuaristas e agricultores terem acesso a diversas ferramentas importantes, como tecnologia, economia e conhecimento voltado às principais cadeias produtivas.
A feira dispõe de vitrines tecnológicas, palestras, paneis e leilões. A abertura será no dia 09 de julho, às 8h, com uma conferência do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
Também haverá palestras ao longo do dia sobre legislação trabalhista (Leonardo Bressane), código florestal (Mauren Lazzaretti), pecuária de corte (Marco Túlio Habib), produção de carne sob medida com cases de sucesso, reprodução genética e nutrição (C. Miguel da Siveira, Antonio Cabistany, Eduardo Catuta de Rezende Ferreira).