Uma semana de muita aprendizagem e mão na massa para os 12 participantes do curso de manutenção de tratores agrícolas em Jangada, realizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A capacitação deu início na segunda (22) e terminou nesta sexta-feira (26) e os alunos junto ao seu instrutor, Emerson, desenvolveram atividades voltadas na área de manutenção e no manuseio do trator agrícola.
De acordo com o instrutor do SENAR, Emerson, o objetivo do curso é ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É a base sobre mecanização agrícola. É um curso para quem entende muito pouco de tratores”, esclarece.
O curso qualificou 12 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulico, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. “Os cursos do SENAR são muito focados na segurança. Segurança do operador, segurança do operador com a máquina e também equipamentos de proteção individual”, relata o instrutor.
O secretario Vitinho, acompanhou de perto as aulas práticas dos alunos e reforçou sobre a importância de realizar este treinamento. “Além de conhecerem toda a parte mecânica e o funcionamento do trator, o profissional conseguirá operá-lo adequadamente, obtendo um ótimo desempenho. Nas áreas rurais é comum encontrarmos muitos tratores, no entanto o número de pessoas capacitadas e preparadas é pequeno, por isso, um operador treinado faz toda a diferença, ainda mais nesses lugares que o uso do trator é indispensável”.