FPI detecta boates de Cuiabá com barreiras nas saídas de emergência

Imprimir
+ Cotidiano
Segunda, 03 Fevereiro 2014 | MIDIA NEWS
Fiscais observaram falta de tabela de preços nos estabelecimentosFiscais observaram falta de tabela de preços nos estabelecimentosA equipe de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) vistoriou as boates Cristal Night Club, Executives Night Club, Indomada Drinks e Cachaçaria Água Doce na noite de quarta-feira (29) e encontrou irregularidades de pequenas às mais graves. 

De acordo com o coordenador da FPI, Reynaldo de Magalhães Passos, o principal problema detectado foram barreiras nas saídas de emergência. “Havia caixas de cerveja bloqueando a rota de fuga em caso de algum incidente. Esses locais devem ser de livre acesso e os estabelecimentos foram notificados”, explicou. 
Reynaldo disse que ainda não poderia citar quais as boates em desacordo com a legislação, enquanto o relatório final de vistoria nas 18 casas noturnas que devem receber a fiscalização não for concluído. 

Em alguns dos estabelecimentos também foi identificado a falta de tabela de preços dos produtos em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, o que gerou autuação pelo Procon. 

“Alguns locais já haviam feito adequações nos banheiros, mas não se atentaram para a questão da acessibilidade. A porta do banheiro abria para dentro e não para fora, como deve ser feito para atender cadeirantes”, comentou. 

Durante as fiscalizações, a equipe do FPI verifica as estruturas das edificações, questões de acessibilidade, alvará de funcionamento, documentos dos estabelecimentos vistoriados para ver se as normas de segurança, de higiene, trabalhistas e outras mais estão sendo respeitadas. 

“Esta fiscalização preventiva já existe em Cuiabá desde 1999, mas neste ano será ainda mais intensificada, com vistas a impedir tragédias como a que ocorreu na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul em janeiro do ano passado", explicou Reynaldo.

Neste ano a FPI adotou como estratégia realizar a ação fiscalizatória no período de funcionamento do estabelecimento para verificar os procedimentos de costume do local, além do que pode ser visto quando a casa está vazia.

Planejamento 

Para 2014, a fiscalização preventiva integrada será feita em eventos como carnavais, festas tradicionais municipais, exposições, bares, hospitais, frigoríficos, hotéis e clínicas.

A FPI é composta por membros do Crea-MT, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, Vigilância Sanitária, Procon, Ministério Público, Policia Militar, Conselho de Enfermagem, Conselho de Assistência Social, Conselho de Medicina e Conselho de Psicologia.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews