A equipe do Programa Saúde da Família de Nova Jangada promoverá, nesta quinta-feira, dia 10, uma palestra voltada aos homens da comunidade sobre a prevenção do câncer de próstata. O objetivo é detectar a doença precocemente ou situações que possam evoluir para o câncer, em homens com mais de 45 anos.
A expectativa da unidade é que a campanha seja muito positiva, com grande participação do público alvo, que são homens acima de 45 anos. Serão feitos ainda pedidos de exames. Após a palestra, haverá um delicioso coffe break. A iniciativa da palestra é da enfermeira Paula Macedo e conta com total apoio da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Saúde e Assistência Social.
O câncer de próstata
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é o sexto mais comum entre os homens no mundo e o segundo no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa cerca de 10% do total de cânceres.
Entre os tumores de próstata existe a hipertrofia prostática benigna que atinge a maioria da população masculina após 50 anos e produz diversos sintomas urinários e leva muitas vezes à prostatectomias (cirurgia de retirada da próstata), sobretudo as radicais, cujas lesões nervosas podem determinar disfunções eréteis e incontinência urinária o que causa um impacto negativo na qualidade de vida.
O câncer de próstata apresenta uma evolução muito lenta e se detectado precocemente, tem grandes chances de cura, inclusive com terapias não cirúrgicas. O preconceito e o desconhecimento levam aos homens a fugirem dos exames o que dificulta o diagnóstico e o tratamento.