2º Fórum de discussão sobre o Canal do Manso será realizado nesta sexta em Rosário Oeste
O II Fórum de Discussão sobre a implantação do Perímetro Irrigado do Canal do Manso na Baixada Cuiabana será nesta sexta-feira (9), ás 8 horas da manhã, na Câmara Municipal de Rosário Oeste. O convite é do Secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad. Os autores do projeto são o Dr. Carlos Milhomem e o sociólogo Claudemiro Nascimento.
O Canal do Manso é um projeto com objetivo de levar água da represa do Manso para as áreas Rurais da Baixada Cuiabana.
Confira um artigo explicando o projeto:
"Baixada Cuiabana e Canal do Manso, Mudanças Objetivas
O Secretário de Administração Do Estado Dr. Francisco Faiad, sob a orientação do governo de Mato Grosso deu prosseguimento, a tarefa de dotar a agricultura da Baixada Cuiabana de meios adequados á sua participação relevante no desenvolvimento regional da economia do Estado com a implantação do Perímetro Irrigado do Canal do Manso.
Consequentemente, em reunião na SAD, o Dr. Faiad, como executor da política do Canal do Manso, o prefeito de Rosário Oeste Dr. João Balbino e os autores do projeto Dr. Carlos Milhomem e o sociólogo Claudemiro G. Nascimento, realizaram juntos analise do histórico da região de Rosário Oeste, onde colheram subsídios consideráveis, que caracterizam a atividade agrícola como fonte de reformulação e como fundamento básico da transformação econômica e social no campo com a implantação do Perímetro irrigado do canal do manso.
Nesta reunião, ficou demonstrado, que em razão da baixa produtividade da agricultura da baixada cuiabana a mesma tem se portado como fator indiscutível de investimento de infra-estrutura, que possibilitaram ao Estado crescer, a índices bastante satisfatório, notadamente na produção de hortifrutosgrangeiros.
É provável que, em médio prazo a produção de hortifrutosgranjeiros da baixada cuiabana, beneficiada especialmente pelas elevadas cotações internacionais, venha a proporcionar ao Estado uma receita bastante satisfatória.
Quem viveu, nos anos 70 na Região de Rosário Oeste, lembra Dr. Faiad, a mobilização da economia regional era uma aliada da economia Estadual, nos dias de hoje a carência é uma das conseqüências mais serias desse estrangulamento de crescimento e se agrava nas migrações a grandes concentrações urbanas na capital do Estado, Cuiabá.
Baixada Cuiabana e Canal do Manso, Mudanças Objetivas






















