Agentes de saúde e endemias participam de capacitação sobre os benefícios do saneamento básico em Jangada

Imprimir
+ Cotidiano
Segunda, 04 Dezembro 2017 | DA REDAÇÃO
O saneamento básico foi tema de um treinamento voltado aos agentes comunitários de saúde e endemias de Jangada. Na última semana, eles participaram de uma palestra sobre o assunto, na Câmara Municipal. A ideia é capacitar e melhorar ainda mais o atendimento destes profissionais, que atuam em diversos bairros no município realizando o trabalho de prevenção de doenças por meio de visitas às famílias.
 
A iniciativa é uma parceria entre a Saneamento Básico de Jangada e a Secretaria Municipal de Saúde. Além de explicar os benefícios deste serviço, o coordenador e engenheiro sanitarista da concessionária, Jefferson Lima, esclareceu dúvidas sobre os processos de tratamento realizados até que a água se torne potável e possa ser distribuída à população, como limpar e evitar a contaminação da caixa-d’água, funcionamento dos hidrômetros.
Foram passadas informações sobre a importância do consumo da água tratada e o uso consciente, as principais doenças transmitidas pela água e formas de prevenção. O palestrante ainda demonstrou para os agentes comunitários como é realizado o controle de qualidade de água no município, que atende a todos os parâmetros de potabilidade para consumo estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O uso indevido de poços e fossas, que contaminam o solo e o lençol freático, também foi um dos pontos abordados.
“A intenção desta inciativa é fazer com que os agentes sejam multiplicadores da informação e levem para os moradores orientações sobre o trabalho da concessionária no município. Desta forma, possibilita sanar as dúvidas em questões relacionadas ao saneamento básico, fornecendo à população o melhor atendimento e condições de saúde”, explicou o palestrante.
O secretário de saúde Victor Roger da Silva acompanhou a palestra e ressaltou que a capacitação é importante para reforçar o trabalho educativo e de prevenção que os agentes realizam na comunidade. “O papel destes profissionais é justamente contribuir para solucionar os problemas em relação à saúde, com orientações sobre os benefícios da água tratada e conscientizando a população para o consumo consciente”.
Segundo a agente de saúde, Jucinete Pedroza Bastos, que atua há 20 anos no município, a atividade foi importante para poder orientar as famílias durante as visitas. “Achei a palestra muito interessante principalmente na questão da higienização, que é o trabalho que já realizamos na comunidade. Durante as visitas, a gente se depara com muitos problemas de saúde que podem estar relacionados com a falta de cuidado com a caixa-d’água, e este encontro foi válido para levarmos informações para a população. Foi bem proveitoso e esperamos mais iniciativas como essa para que possamos sempre evoluir”, pontuou.
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews