A campanha de vacinação contra a influenza para o chamado grupo prioritário deve ser encerrada na próxima sexta-feira (15) em Mato Grosso e em todo o país. No estado, a meta é vacinar 666.364 mil pessoas. Até a sexta-feira (8), 82% dessa meta já estava cumprida.
Ao todo, já haviam sido vacinadas 547.084 mil pessoas. A expectativa é que, até o fim da campanha, o estado consiga imunizar 90% da meta.
No estado, 31% dos municípios já atingira esse número. Outros 48% estão com a cobertura entre 70% e 90%. Os municípios restantes estão com a cobertura abaixo de 70%.
O município de Santa Cruz do Xingu, a 994 km de Cuiabá, tem o menor índice. De acordo co o governo, 3,82% do público-alvo foi vacinado.
Todos municípios têm até 15 dias após o fim da campanha para informar o governo sobre a taxa de cobertura, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Grupo prioritário
O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.