Mato-grossense – Veja como está a pré-temporada dos dez clubes que disputarão o título

Imprimir
+ Esportes
Segunda, 23 Dezembro 2019 | ODocumento
União e Mixto abrem a primeira rodada com clássico no Luthero Lopes, numa terça-feira, 21 de janeiro
JORGE MACIEL
O nível técnico do Campeonato Mato-grossense 2020, considerando as contratações e o planejamento dos dez clubes que buscarão o título, associado ao trabalho da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) que já conseguiu patrocinadores para a 78ª edição da competição, que acontece desde 1942, anual e ininterruptamente, quando o extinto Americano FC teve a primazia do título.
Com dois patrocinadores master – e quatro de menor aporte que estão sendo aguardados-, mais verba da televisão e livres do pagamento da taxa de arbitragem, os clubes respiram mais aliviados. O volume de recursos que vem dos patrocínios vai permitir uma economia de até R$ 80 mil por mês aos clubes. O patrocínio implica na garantia das viagens, hospedagem e alimentação para todas as delegações, em todas as partidas em que forem visitantes. A taxa de arbitragem e serviços também estará por conta dos patrocinadores.
Menos sobrecarregados que nos anos anteriores, os clubes, a maioria deles, deixaram para a primeira semana de janeiro a apresentação dos planteis e início do treinamento. O campeonato abre no dia 21 com quatro jogos, e um no dia seguinte fechando a primeira de nove rodadas da primeira fase.
CUIABÁ, DOM BOSCO E MIXTO
Com Odil Soares, Dom Bosco treina com parte do grupo diariamente
Atual campeão, o Cuiabá vem contratando sem alardes. Por enquanto, oficialmente, apenas o técnico Marcelo Chamusca, cujo contrato da Série B e Copa Verde, expirou em novembro retornou. Chamusca já chamou o zagueiro Anderson Conceição, mas o volante Ferrugem e o goleiro João Carlos(CRB) estão acertados, não assinaram contrato ainda. O time só começa a treinar no dia 2.
Mixto e Dom Bosco estão em situação semelhantes, mas no Alvinegro o quadro é mais indefinido. O clube mixtense, que tem 24 títulos, tem apenas 12 garotos da base acertados, mas o técnico Giani de Freitas só começa a trabalhar em janeiro. O clube tem dificuldades financeiras para conseguir apoio e os planos de contratar reforços estão comprometidos. A diretoria diz que tudo se resolve até a virada do ano.
No Dom Bosco, 13 jogadores entre 17 e 20 anos, que jogaram a Copa FMF-Sub 20, ,este ano, treinam sob o comando do técnico Odil Soares ( ex-Luverdense e União EC), mas a diretoria vai anunciar sete reforços  no início da preparação de fato. A novidade é a contratação do meia Fernando, de 31 anos, que passou pelo Cuiabá, Mixto e Luverdense.
OPERÁRIO
O Tricolor da vizinha cidade de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, treina desde fim de novembro na cidade de Muzambinho (MG), com time formado por jogadores do interior de Minas (a maior parte do Boa Esporte). Até agora, 23 jogadores já foram confirmado e parece ser, ao lado do Nova Mutum, dos poucos com plantel definido. O treinador é Luiz Gobardo, que deixou as categorias de base do Grêmio-RS.
POCONÉ
Único representante da Baixada Cuiabana, o Poconé Esporte Clube subiu neste ano, ao lado do Nova Mutum. As informações sobre elenco e a pré-temporada ainda são desencontradas. A diretoria, porém, promete apresentar até o dia 5 o técnico e as contratações.
LUVERDENSE, NOVA MUTUM E SINOP
O clube melhor ranqueado de Mato Grosso, na 40ª posição (o Cuiabá está na 43ª), o Luverdense fará do Estadual um ensaio para a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D, para onde caiu neste ano. O time ficou ameaçado de ficar sem comando e de levar apenas a base para a disputa do Estadual, mas as empresas locais deram apoio e tudo se resolveu. Sob o comando do ex-capitão Zé Roberto, o Verdão do norte manteve jogadores como Kauê, Lucas Braga, Jean, está contratando e promete vir forte.
O Nova Mutum  (ao lado) é o caçula do Mato-grossense. Na sua campanha pelo acesso da segunda para a primeira divisão, surpreendeu e monta um time sólido. Continuou com parte dos jogadores da campanha do acesso e com o técnico Willian De Mattia, o Dema, ex-jogador do Figueirense-SC, Juventude-RS, Gama-DF e Santa Cruz-PE. Contratou jogadores do interior dos estados do Sul e promete ser um clube competitivo. O time já treina há três         semanas.
Sob o mestre Marcos Birigui, que disputou duas finais seguidas em 2017/18, o Sinop se reforçou, repatriou ex-jogadores e contratou jogadores do Paulista-A2, como o Marília e Internacional de Limeira. Vem atrás do seu quarto título estadual.
UNIÃO-EC
O Colorado de Rondonópolis, região Sul de Mato Grosso, é um dos mais fortes e tradicionais clubes do Estado. Busca seu segundo título e está renovado. O técnico é Júlio Cesar, um desses treinadores da nova geração, que tem passagens por times de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com bons resultados. O clube apresentou nominalmente os novos reforços e o novo uniforme. Inicia os trabalhos de preparação em janeiro.
ARAGUAIA
Clube de Barra do Garças, no extremo leste do estado, o Araguaia está contratando jogadores da região e do interior goiano. O ex-goleiro do Goiás, Kiko Oliveira, deve ser o técnico, acumulando a função de diretor de futebol. Os trabalhos de preparação também começam na primeira semana de 2020.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews