Em virtude da publicação do Decreto Municipal número 7.839/2020, editado na data de 16 de março pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que prevê uma série de medidas temporárias e emergenciais para evitar a transmissão do Coronavírus (COVID-19) à população residente em Cuiabá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) suspendeu, por 15 dias, prorrogável ou igual pedido, o Pedal da Semob, realizado sempre às terças-feiras, reunindo média de 260 participantes em cada encontro.
As medidas anunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro constam no Decreto e possui, dentre as principais ações, a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus que será composto por membros das Secretarias de Saúde, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Educação, Assistência Social-Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e ainda a Procuradoria-Geral do Município com objetivo de realizar ações de conscientização e contenção do Coronavírus.
“A medida da suspensão temporária das atividades do pedal é para atender o artigo 4º do decreto municipal que resolve: I – suspender eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a 100 (cem) pessoas em local aberto e superior a 50 (cinquenta) pessoas em local fechado”, esclareceu o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
O evento Pedal da Semob foi criado no mês de julho de 2018 visando incentivar a população à prática de atividades físicas. A ação tem como foco voltado, todas as pessoas que gostam ou pretendem ingressar no ciclismo.