Mesmo com título definido, Brasileirão promete fortes emoções na reta final

Imprimir
+ Esportes
Quarta, 13 Novembro 2013 | IG ESPORTES
O título já está praticamente decidido a favor do Cruzeiro e o nível técnico do Brasileirão 2013 é questionável. Mas a reta final, que poderia tornar-se desinteressante, promete fortes emoções. Na parte de cima da tabela, quatro clubes seguem firmes na briga por duas vagas na Libertadores, e a concorrência pode ficar ainda maior caso uma dessas vagas seja extinta. Lá embaixo, seis times lutam para escapar da Série B, e a distância entre eles tem diminuído.
Na parte de cima da tabela, quatro clubes ainda brigam por duas vagas na Libertadores de 2014. Lá embaixo, seis lutam para escapar dos três lugares abertos na Série BNa parte de cima da tabela, quatro clubes ainda brigam por duas vagas na Libertadores de 2014. Lá embaixo, seis lutam para escapar dos três lugares abertos na Série B
De acordo com o site Infobola , do matemático Tristão Garcia, professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Grêmio , Botafogo , Goiás e Vitória disputam duas vagas para o principal torneio continental em 2014. Eles têm, respectivamente, 66%, 55%, 51% e 28% de chances de classificação.
Virtual campeão, o Cruzeiro já conseguiu classificação. O Atlético-PR , com 97%, também é dado como certo. Ainda com chances numéricas, São Paulo e Santos aparecem com 2% e 1% de possibilidades e estão praticamente descartados do G4. Isso se o G4 não virar G3, o que acontecerá caso São Paulo ou Ponte Preta vença a Copa Sul-Americana e roube uma das vagas brasileiras na Libertadores. Por outro lado, se o Atlético-PR vencer a Copa do Brasil, abre uma vaga a mais no Brasileirão e faz do G4 um G5.
Dos times que ainda brigam, o Grêmio tem a tabela mais favorável nas cinco rodadas que restam para acabar o Brasileirão. O time gaúcho irá enfrentar Vasco, Flamengo e Goiás em casa e visitará Ponte Preta e Portuguesa. As sequências dos rivais diretos são, em tese, mais complicadas.
O Botafogo jogará com Portuguesa, São Paulo e Coritiba longe do Rio de Janeiro. Em casa, os cariocas pegarão Atlético-PR e Criciúma. Já o Goiás receberá Ponte Preta, Internacional e Santos, mas visitará Atlético-MG e Grêmio.
Por fim, o Vitória começa sua série final medindo forças com o Cruzeiro em Salvador, na partida que pode dar oficialmente o título brasileiro aos mineiros. Depois, os baianos ainda receberão Santos e Flamengo e jogarão contra Criciúma e Atlético-MG fora de casa.
Briga contra Z4 também é acirrada
No outro extremo da classificação, o Náutico já foi rebaixado para a Série B de 2014. Mas as outras três vagas ainda são “disputadas” por seis times, sendo dois do Rio de Janeiro. Na 18ª colocação, o Fluminense tem 55% de chance de queda. O Vasco , hoje em 16º e fora do Z4, tem curiosamente mais possibilidades de cair: 61%.
O risco maior do Vasco se deve em parte à tabela mais complicada do time, que jogará fora de casa contra Grêmio, Corinthians e Atlético-PR. Em São Januário, pegará o Cruzeiro, possivelmente já como campeão, e o degolado Náutico. Já o Flu, que demitiu Vanderlei Luxemburgo na última segunda-feira, receberá Náutico, São Paulo e Atlético-MG, e visitará Santos e Bahia.
Os outros clubes ameaçados são Ponte Preta , com risco de 86%, Criciúma , com 56%, Bahia , 26%, e Portuguesa , 12%. O Coritiba tem chances de 4% de cair, o que é nem é considerado pela matemática.
O risco elevado da Ponte reflete sua condição de vice-lanterna e também sua agenda complicada. A equipe de Campinas terá pela frente Goiás, Cruzeiro e Internacional fora de casa. No estádio Moisés Lucarelli, pegará Grêmio e Portuguesa.
Já o Criciúma receberá Atlético-PR, Vitória e São Paulo, e atuará longe de seus domínios diante de Coritiba e Botafogo. O Bahia, por sua vez, viaja para enfrentar Santos, Náutico e Cruzeiro e atuará na Fonte Nova contra Portuguesa e o também ameaçado Fluminense, em possível confronto direto na última rodada.
Clube menos ameaçado, a Portuguesa jogará fora de casa com Botafogo, Bahia e Cruzeiro. No Canindé irá encarar Atlético-MG e Grêmio.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews