As mudas do gramado que será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 começaram a ser plantadas no início da noite desta quinta (5), na Arena Pantanal. O plantio foi finalizado na manhã de hoje (6), totalizando aproximadamente 16 horas de trabalho.
Seis etapas de preparação do solo antecederam o plantio da grama, que agora passará por outras quatro até tornar-se um “tapete” pronto para receber o primeiro jogo.A grama cultivada no interior de São Paulo foi transportada em caminhões refrigerados que chegaram na tarde de quinta a Cuiabá.
De acordo com Fábio Camara, diretor técnico da World Sports, empresa responsável pelo gramado, embora a grama bermuda seja própria para temperatura tropical, a sua implantação é delicada, por isso os trabalhos referentes a esta etapa da obra ocorreram no período noturno. “A muda é muito sensível e já sofreu um estresse na colheita. O ideal é plantar nas horas mais amenas do dia para não perder a grama, que pode morrer em um processo como este”, explicou.
Com a finalização do plantio, tem-se início o grow in, período que envolve quatro etapas que ocorrerão em um prazo de 60 a 90 dias, tempo suficiente para que o gramado se desenvolva. “A base do grow in é água, adubação e corte, mas também fazemos o controle fitossanitário”, informou o diretor técnico.
Nos primeiros 20 dias a área receberá somente água, cinco vezes por dia. Nesse período, as mudas já terão desenvolvido raízes e começarão a utilizar a água do próprio solo, reduzindo o número de irrigações. A etapa seguinte é a aplicação do adubo químico, que ocorrerá uma vez por semana e quando o gramado alcançar o tamanho de corte, processo que ocorrerá ao menos duas vezes por semana.“Com a finalização do grow in, o campo entrará em um nível mais intenso e exigente, como ocorre em um campo de Copa do Mundo, em que são feitos determinados cortes e desenhos”.
Seis etapas - terraplanagem, drenagem, lançamento de brita, de pedrisco, do sistema de irrigação e adubação - prepararam o solo para receber o gramado. A última delas, finalizadas na última terça (2), foi realizada por dois irlandeses, que trouxeram a tecnologia que mistura quatro componentes em uma máquina: turfa (adubo), fibra elástica, fibra de polipropileno e areia.
Arena
A Arena Pantanal está com 89% dos serviços concluídos e os trabalhos referentes à cobertura, considerada uma das etapas mais complexas da obra, segue para reta final. A instalação das membranas da fachada lateral também avançam em um bom ritmo pelos setores Norte e Sul.
Nas dependências internas do estádio, os operários se concentram nos serviços de acabamento, como forro e retoques finais nos espaços VIP, VVIP e camarotes. Os trabalhos preparatórios para instalação das cadeiras estão em andamento e começarão a ganhar volume nos próximos dias. A inauguração da Arena Pantanal está prevista para janeiro de 2014 e o primeiro evento-teste deve ocorrer até março. (Com assessoria)