Após um jogo emocionante no tempo regulamentar, com direito a expulsão e gol de empate no último minuto da partida. A decisão entre Nova Mutum Esporte Clube e Sociedade Ação Futebol teve que ser decidida nos pênaltis. Melhor para o time de Santo Antonio de Leverger que viu a estrela do goleiro José Carlos brilhar nas penalidades, colocando o Tuiuiú no Campeonato Brasileiro da Série D 2022.
O Azulão tinha mais a posse de bola e coordenava as ações em campo, mas quem abriu o marcador foram os visitantes. Aos 37 minutos, com uma bela triangulação entre os jogadores do Ação, Lucas Straub recebeu dentro da área e estufou a rede.
Jogando em casa, o Azulão da Colina precisou correr atrás do placar. O técnico Willian de Mattia fez substituições cruciais no intervalo, com isso o time adotou uma postura mais agressiva no ataque.
O Nova Mutum começou melhor na segunda etapa e abriu o placar logo aos 6 minutos. Em contra-ataque dos donos da casa, Igor Rosa disparou pela direita e encontrou Denis dentro da área, que só teve o trabalho de conferir e empatar a partida.
Após o gol de empate, o jogo ficou mais equilibrado entre as duas equipes. O Azulão teve chances para empatar, mas quem saltou na frente novamente foram os visitantes. Em cruzamento de Lucas, a bola ficou viva para Dudu, que tirou de dois zagueiros e chutou forte para marcar o segundo gol do Ação.
Atrás do placar, o Nova Mutum se lançou ao ataque para buscar o gol de empate, em contrapartida, oferencendo a arma do contra-ataque para o Tuiuiú.
O técnico do Mutum colocou o atacante Alexandro em campo para impulsionar o Azulão ao ataque na etapa final, mas o treinador não contava que aos 34 minutos, o jogador levaria o cartão vermelho, deixando o time com um a menos na decisão.
Se a parte técnica faltava nos minutos finais do confronto, a raça se sobressaiu. Aos 49 minutos da segunda etapa, Gustavo Nogy cruzou e a bola percorreu toda área e encontrou o atacante Erick que precisou de um toque para empatar a partida no último lance.
Após todas emoções vividas em 90 minutos mais acréscimos, o jogo precisou ser decidido nas penalidades máximas.
Nas cobranças de pênaltis, melhor para o time de Leverger, que viu o goleiro José Carlos defender a cobrança de Bruno Barbosa e ainda converter o pênalti decisivo que deu o terceiro lugar para o Ação.