No primeiro jogo em Cuiabá na Copa América, a seleção da Colômbia venceu o Equador pelo placar de 1 a 0. A partida inaugura uma série de cinco duelos que a Arena Pantanal receberá até o próximo dia 28 de junho.
No dia 18, jogam Chile x Bolívia, às 17h00. Uruguai x Chile se enfrentam em 21 de junho e, Bolívia x Uruguai, no dia 24. No dia 28 é o jogo mais esperado. A Argentina, de Lionel Messi, enfrenta a Bolívia.
JOGO
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio. Os dois times adotaram a estratégia da marcação alta e dificultaram as saídas dos adversários. Foi uma etapa mais brigada do que jogada - daí a escassez de lances de perigo. No único, bem construído, a Colômbia abriu o placar. Cardona bateu falta ensaida e chegou para concluir dentro da área, servido de cabeça por Borja. Um belíssimo gol que deu a vantagem aos colombianos a cinco minutos do intervalo.
Após a volta dos vestiários, o Equador foi superior à Colômbia. Mais agressivo, mais intenso, sustentou a marcação pressão até o fim e conseguiu empurrar os cafeteros para seu campo de defesa. É verdade que teve dificuldade para penetrar na área e ter uma chance limpa de gols, mas, com grande volume de jogo, o time de Gustavo Alfato chegou a assustar Ospina em alguns momentos. Faltou pontaria para chegar ao empate e mais tranquilidade no tal "último passe".
Com o triunfo, a Colômbia cola na liderança do grupo A e fica atrás do Brasil apenas pelo saldo de gols. O Equador ocupa a quarta posição, à frente apenas da Venezuela, derrotada mais cedo pela Seleção por 3 a . O Peru, de folga na primeira rodada, ocupa a terceira posição.