Segundo a Secopa, estádio está com 90% dos trabalhos concluídos
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) anunciou, para fevereiro, a inauguração da Arena Pantanal, o estádio de Cuiabá, que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
Em entrevista ao globoesporte.com/mt, na terça-feira (31), o secretário Maurício Guimarães revelou que a obra será será inaugurada no dia 16 de fevereiro, com um quadrangular entre os principais times mato-grossenses, para um público máximo de 15 mil pessoas.
A data oficial foge da previsão inicial de entrega do estádio, anteriormente previsto para a primeira quinzena de janeiro.
Na entrevista, Guimarães alegou que a obra é "complexa" e há carência de mão de obra, o que, segundo ele, contribuiu para o atraso no cronograma.
Ainda não estão definidos os clubes que irão participar do quadrangular, mas é certo que Mixto, Cuiabá e Luverdense estão praticamente certos confirmados.
Apenas as arquibancadas inferiores dos quatro setores serão liberadas para o público, com capacidade para 15 mil torcedores.
"Neste primeiro torneio teremos um teste, e vamos limitar a entrada dos torcedores. Por prudência, temos que trabalhar com um número reduzido. Estamos estudando como faremos com o ingresso, se será pago com um preço simbólico ou com doação de alimentos", disse o secretário, na entrevista.
Já em março, segundo o secretário, será realizado um amistoso com dois times nacionais - fala-se em Flamengo e Corinthians -, com capacidade máxima do estádio, que é de 44 mil torcedores.
Guimarães informou que, até a Copa do Mundo, em junho, a Secopa pretende realizar quatro eventos, incluindo um show.
"É algo gradativo. Temos um check-list enorme em dias de jogos e, neste quadrangular que irá inaugurar o estádio, já estaremos colocando tudo em prática", disse.
O quadrangular com os times locais será providencial para a Secopa testar também o telão e a iluminação.
A obra
Com 90% dos serviços concluídos, segundo a Secopa, a Arena Pantanal está com as frentes de trabalho concentradas na realização dos serviços de instalação da cobertura e instalação das membranas da fachada lateral, bem como na execução do acabamento nas dependências internas do estádio (camarotes, bares, lanchonetes e vestiários).
O gramado foi plantado no estádio no começo de dezembro, quando também foi realizado o sorteio para definição das oito seleções que irão jogar na Capital: Chile, Austrália, Colômbia, Rússia, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Bósnia.
A inauguração da Arena Pantanal estava, inicialmente, prevista para janeiro de 2014, ainda que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tenha ampliado o prazo de entrega para até fevereiro.
O projeto
A Arena Pantanal, em Cuiabá, entrou na lista dos “10 estádios mais espetaculares do futuro”, feita pelo site espanhol El Gol Digital, especializado na cobertura futebolística.
O estádio foi considerado o sétimo melhor projeto de estádios de futebol em construção no mundo, ao lado de outras arenas que estão sendo erguidas no Brasil e em países como a França, Rússia e Turquia.
O Complexo da Arena Pantanal possui 34 hectares. Só o estádio compreenderá quase 104 mil m² desse espaço.
Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis, o que possibilitará a redução de cerca de 17 mil assentos.
Tal diminuição da capacidade do estádio no período pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
A parte interna terá 97 camarotes, além de 1,2 mil lugares reservados à imprensa, 948 banheiros, 20 escadas de acesso e 12 elevadores.
Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena e mais 2,4 mil do lado de fora.
Os projetos de paisagismo serão feitos, como a criação de lagos artificiais, bem como haverá a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.
Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno, área com mais de 300 mil m2, deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurantes.