Aeroporto Marechal Rondon: terminal irá funcionar incompleto durante a Copa
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, não serão concluídas antes do início da Copa do Mundo, como exigido anteriormente pelo Governo Federal.
A expectativa é de que, durante o Mundial, a obra esteja com sua operação garantida, o que inclui a conclusão do estacionamento e da área externa do terminal.
Inicialmente orçada em R$ 77,2 milhões, a obra hoje passa da casa dos R$ 81 milhões, tendo sofrido cinco aditivos desde seu início, em dezembro de 2012 – sendo quatro para reajuste de preço e um para dar mais prazo para conclusão do projeto.]Conforme relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a obra tocada pelo Consórcio Marechal Rondon segue em “ritmo bom”, mas precisa ter algumas frentes aceleradas para garantir conforto e pleno funcionamento durante a Copa.
Em entrevista concedida na última semana, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu a operação do aeroporto sem que haja prejuízo aos usuários até o final desse mês, e destacou que, dentre as demais reformas feitas nos outros aeroportos do país, o terminal de Várzea Grande foi o que mais avançou.
“É um aeroporto com 16 meses de obra e, nesse período, pegamos duas chuvaradas, uma em 2013 e uma em 2014. A obra daquele tamanho, com centro administrativo, dois módulos operacionais e toda aquela estrutura de estacionamento é uma das que mais andou no país, tanto pelo fluxo quanto pela empresa. Tenho certeza absoluta que o aeroporto estará operando normal até dia 30 deste mês”, afirmou.
Atualmente, segundo o site da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), os trabalhos estão concentrados na execução do acabamento na área interna do novo terminal, com instalação de janelas de alumínio, venezianas, louças nos sanitários, vidraças e assentamento de pisos de granito e das pastilhas de cerâmica nos reservatórios de água.
Além disso, segue em execução o pavimento intertravado na área do estacionamento e o calçamento em frente ao terminal. De acordo com a Secopa, os equipamentos para a rede de energia já estão no local.
Contrato e aditivos
Inicialmente orçada em R$ 77.289.283,09, a obra de reforma e ampliação do terminal teve o contrato assinado em dezembro de 2012 e, inicialmente, tinha prazo de conclusão em 8 de março deste ano – 450 dias de execução da obra e 510 dias para encerramento do contrato.
Porém, desde o início dos trabalhos, o projeto sofreu cinco aditivos e, atualmente, está orçado em R$ 81.046.878,39 e tem o contrato com expiração prevista para 23 de junho deste ano – o que deverá ser, mais uma vez, aditado, uma vez que as obras precisarão ser suspensas durante a Copa do Mundo e finalizadas apenas após o torneio.
A obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas Engeglobal Construções Ltda (líder), Multimetal Engenharia de Estruturas Ltda., e Farol Empreendimentos e Participações S.A.
Conforme levantamento feito pelo MidiaNews junto ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) de Mato Grosso, o grupo já recebeu pela obra, até o momento, R$ 41.763.224,37.
Uma vez questionada pela razão de tantos aditivos, a Secopa explicou o contrato firmado entre o Estado, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Consórcio Marechal Rondon é revisto a cada três meses, devido à mudança dos preços dos materiais de construção, a fim de adequar a planilha orçamentária prevista no projeto original.
Percentual da obra
Enquanto o relatório do TCE aponta que 75 % da obra estava concluída até abril deste ano, um balanço divulgado pela Infraero aponta que apenas 53,44% dos serviços teriam sido executados.
Segundo balanço divulgado pela Infraero, apenas a implantação de duas esteiras de bagagem e a construção de banheiros no desembarque doméstico serão finalizados até o Mundial de Futebol.
Ao todo, a Infraero está investindo mais de R$ 100 milhões em melhorias no terminal de Várzea Grande.
A Infraero prometeu melhorar a segurança dos passageiros no terminal, com o monitoramento dos veículos que estiverem circulando ou estacionados dentro do aeroporto e a instalação de uma TV Link Digital, que auxiliará o trabalho da imprensa, durante o Mundial de Futebol – totalizando cerca de R$ 30 milhões.
A estatal também realizou obras de revitalização do pavimento das pistas de pousos e decolagens, que foram concluídas em dezembro de 2012 e custaram R$ 5,95 milhões.
O pior do país
No início deste mês, o Aeroporto Marechal Rondon voltou a ser considerado o pior do país pelos passageiros, de acordo com levantamento da Secretaria Nacional de Aviação, da Presidência da República. A nota do aeroporto, dada em uma escada de 1 a 5, foi de 3,26.
Essa é a 5ª vez que o levantamento é feito em 15 terminais que receberão turistas durante a Copa, e o terminal sempre se destacou pelo mau desempenho, nunca recebendo nota superior a 3,46.
Reforma
As obras de reforma e ampliação do aeroporto constam na Matriz de Responsabilidades assinada pelo Governo do Estado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), sendo essencial para a realização do Mundial em Cuiabá.
Com a ampliação, o terminal irá passar dos atuais 5,46 mil m² para 13,2 mil m². Com isso, a capacidade do terminal também deverá dobrar, passando de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros por ano.
O aeroporto irá ganhar pontes de embarque e irá passar por obras de adequação das vias de serviço da área restrita, além de instalação de novas sinalizações horizontais no pátio de aeronaves. Também estão previstas nessa obra a reforma, adequação e ampliação do acesso viário e expansão do estacionamento de veículos.
Em 2012, foram entregues o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do aeroporto, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto, e o prédio administrativo da empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que corresponde à segunda etapa de ampliação do terminal.