Mixto Esporte Clube completa 79 anos com sonho de voltar a elite do futebol brasileiro

Imprimir
+ Esportes
Segunda, 20 Maio 2013 | MAX AGUIAR, DO OLHAR DIRETO
Time com mais conquistas dentro de Mato Grosso e mais antigo em atuação, o Mixto Esporte Clube completa hoje mais um ano de vida. 79 anos de fundação, o alvinegro recebe hoje de sua torcida o reconhecimento pelo seu aniversário e ganha de presente mais uma chance de voltar a brilhar entre os clubes do Brasil. Neste ano o tigre disputa mais uma vez a Série D, com expectativa de ser maus um do Centro-Oeste a conseguir um acesso entre os primeiros do Brasil.

O clube que foi fundado com a iniciativa de além do futebol atingir outros esportes, conseguiu este ano um vice-campeonato que o rendeu a vaga no campeonato Brasileiro e no ano passado um título da Copa Mato Grosso que garantiu a chance de disputar a Copa do Brasil, onde teve como oponente o Vitória da Bahia. Time na qual o Mixto venceu uma e perdeu outra.


Dia 20 de maio de 1934, na Rua Sete de Setembro no centro de Cuiabá, quase em frente a Igreja Senhor dos Passos, mais especificamente na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é fundado o ‘Mixto Sport Club’ (Assim era a grafia original do nome do clube).

Reunidos no casarão de estilo colonial, Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (maninho) e Zulmira Dandrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados na construção de um clube diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.

Decididos pela criação do novo clube, Zulmira, Ranulfo de Barros e companhia, debruçaram-se a escolher um nome e as cores para o clube. Várias opções de nomes surgiram mas o consenso era o nome MIXTO. Essa palavra tem o significado de mistura de coisas diferentes, ou opostas.

Segundo a grafia atual da língua portuguesa, o vocábulo “misto” deve ser escrito com "S", no entanto, o uso da letra "X" no lugar do "S" se deve ao fato de que na época da criação do clube a palavra era grafada dessa forma. Os tempos mudaram, houve reformas ortográficas na língua portuguesa alterando a grafia de diversas palavras, inclusive dessa, mas preservou-se a grafia original do nome do time, alterando com o tempo o restante do nome: de 'Sport Club', pra 'Esporte Clube'.

Único time de Mato Grosso a conquistar um título fora do estado, Campeão do Centro Oeste Brasileiro em 1976, o Alvinegro tem a marca de ser o único tetra campeão mato-grossense (quatro conquistas seguidas), realizando a façanha por duas vezes. Clube mais popular do estado, o Mixto tem justamente em sua fanática torcida sua principal força.

Lamentavelmente o clube sofreu seguidas más gestões que pilharam seu patrimônio: Centro de Treinamento, terreno na estrada de Chapada e sede na principal avenida de Cuiabá, que originou o apelido de Tigre da vargas, são alguns exemplos de patrimônios que "sumiram e ninguém viu para onde foi. Mas temos muito o que comemorar. Esse ano vamos lutar muito para subir à Série C e cada vez mais com força e fé, o Mixto será um dos grandes reconhecidos dó Brasil", comentou Fábio Ramires, um dos líderes da torcida Mixtense.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews