Com pontes precárias, comunidades no Pantanal de MT ficam isoladas
+ Geral
Quinta, 17 Outubro 2013
| G1/MT
Cerca de 50 moradores de comunidades rurais em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá estão com dificuldades para chegar até a cidade porque uma das pontes que dá acesso ao local quebrou com o início do período chuvoso. De acordo com o vaqueiro Sidney Teixeira, os turistas também enfrentam o mesmo problema, pois na região há uma área de turismo rural. “Não tem como a gente sair daqui porque com a chuva que deu encheu o rio e a cabeceira foi levada. Infelizmente, até hoje não foi arrumada”, comentou.
O secretário de Obras do município, Ernesto Nunes, afirmou que não tinha conhecimento dos problemas e que vai levá-los ao prefeito para que as providências sejam tomadas.
Outra ponte que serviria de alternativa para o tráfego de veículos também está com a estrutura precária. Conforme o presidente da comunidade, Hérmes Ribeiro, para chegar ao destino, os moradores tiveram que improvisar uma 'espécie' de passarela com pedaços de pau e madeira para desviar das estradas cheias de buracos e grandes poças de água. "Só conseguimos passar quando não chove", disse.
Com o problema nas estradas, 14 alunos da comunidade também perderam dois meses de aula. O único professor da região, Eder da Silva, contou que para que o cumprimento do ano letivo não se afetasse ele teve ir até a casa dos alunos para ministrar as aulas.
“Com a cheia do Rio São Lourenço caíram as cabeceiras das pontes. Então, tivemos que transportar a moto no barco para atravessar o rio e chegar até a casa desses alunos”, reclamou.