Da educação infantil ao ensino médio, apenas 8,69% dos estudantes mato-grossenses têm direito à educação integral, ou seja, aquela em que o aluno fica o dia inteiro na escola. Em 2019, as escolas públicas municipais e estaduais em Mato Grosso tiveram 679.875 matrículas, porém, somente 59.139 deles puderam ter aulas em período integral.
A faixa etária com maior atendimento de escolas em período integral é na creche, que recebe crianças de até 3 anos. Porém, mesmo as crianças menores não têm 100% de creche integral. Das 61.769 matriculadas, pouco mais de 28 mil ficam o dia inteiro na creche, o que representa 45,65%.
Os dados constam Censo Escolar 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento também mostra que na pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, somente 1,58%, tiveram ensino integral este ano.
Já o maior número de matrículas é nos anos iniciais do ensino fundamental, isto é, dos 6 aos 10 anos, ou do 1º ao 5º ano. Foram 224 mil estudantes nas escolas públicas estaduais e municipais, o que corresponde a 32,97% dos matriculados.