Durante entrevista ao jornal do Meio-Dia, da TV Record Canal 10, uma das empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou há pouco a contratação de 2,2 mil policiais na véspera dos preparativos para Copa de 2014.
Segundo Silval, o edital do concurso público para Polícia Militar será publicado no próximo dia 11 e os aprovados deverão ser empossados e começar a atuar nas ruas até junho do ano que vem, quando inicia a Copa de 2014.
Parte de membros a ingressarem na corporação por concurso poderão trabalhar na Copa do Mundo
“Já nomeados 3 mil efetivos na segurança pública desde 2010, incluindo agentes prisionais. Isso é para aumentar o número progressivamente. Na Militar, temos hoje menos de 7 mil homens, sendo menos de 3 mil nas ruas”, argumenta.
“Na Polícia Civil, é quase o mesmo efetivo. Entre militares e civis, precisaríamos mais 7 ou 8 mil a mais. Por isso, vamos fazer esse concurso e aumentar aos poucos o efetivo”, afirmou Silval, que já nomeou mais de 10 mil servidores desde 2010.
Sobre os policiais que vão atuar na Copa em Cuiabá, ele afirma que “a maior parte da responsabilidade da segurança pública é do governo federal e 600 homens virão para Mato Grosso” para integrar a segurança pública, antes um pouco da Copa. O trabalho de seleção de profissionais, diz, será feito em conjunto com a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública.
Ele afirma que parte dos que vão prestar o concurso público deve, em março, entrar no curso de formação e serem selecionados.
“Espero que lá por março, eles entrem para o curso. E próximo à Copa vão estar quase prontos e aptos para ingressarem nas ruas”.