Secretaria de Saúde é notificada de mais um caso suspeito de coronavírus em MT
+ Geral
Domingo, 15 Março 2020
| OlharDireto
A Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã (distante 1203km de Cuiabá) notificou o Estado de mais um caso suspeito de COVID-19. A paciente, uma mulher que não teve sua identidade revelada, procurou assistência médica se queixando de sintomas similares ao da doença. Este é o décimo caso monitorado em Mato Grosso. Até o momento, nenhum dos casos suspeitos testou positivo para o coronavírus.
Por enquanto o caso é tratado como suspeito. A secretária de Saude de Aripuanã, Fabrícia Souza, não deu mais detalhes se a mulher monitorada teria viajado para fora do Brasil ou tido contato com alguém que esteve fora do país.
“Todas as medidas tomadas estão seguindo protocolo do Ministério da Saúde, sendo estas acompanhadas pela Secretaria de Saúde do Estado e pelo Escritório Regional de Saúde de Juína”, diz trecho do documento entregue ao Estado pela secretária.
Em contato com a assessoria de imprensa do órgão estadual, o Olhar Direto foi informado que o caso de Aripuanã ainda está em fase inicial de investigação e, por isso, ainda não foi contabilizado oficialmente como "caso suspeito" pelo Governo, o que pode ocorrer a qualquer momento.
Outro casos
Cuiabá tem seis casos de coronavírus em investigação, de acordo com informações divulgadas sexta-feira (13). Os demais casos estão em Tangará da Serra (1), Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1) e Nova Xavantina (1). Além disso, foi excluído um caso em Várzea Grande por não preencher critérios de definição para Covid-19.
Os nove pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 23 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e sete foram excluídos.
O casos suspeito em Tangará da Serra ainda não foi divulgado pelo Governo do Estado, mas confirmado pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. As atualizações da SES ocorrem sempre ao final do dia.