Governo de MT intensifica campanha para que população vá trabalhar com máscara
+ Geral
Sexta, 03 Abril 2020
| OlharDireto
O governador Mauro Mendes (DEM), durante coletiva ao lado de deputados da Assembleia Legislativa, membros do Comércio e secretários do alto escalão, determinou nova ordem para todos em Mato Grosso: o uso de máscaras em todo e em qualquer lugar.
Segundo o governador, a medida ajuda a não disseminar o novo coronavírus e ainda pode ser feita em casa. Esta é uma das saídas para que o trabalhador se proteja quando for às ruas ou quando voltar o comércio a funcionar na totalidade.
"Os efeitos da crise precisam ser enfrentado adequadamente. A partir de agora vamos fazer uma campanha intensiva para que pessoas possam utilizar máscara. Vários países estão tomando essa medida. Aqui em Mato Grosso nós queremos incentivar isso. É uma maneira simples e não precisa ficar preocupado. Você pode fabricar em casa, lavar e reutilizar. Os Estados Unidos já está tomando essa medida".
Para o governador, essa providências previnem de que gotículas de saliva sejam disseminadas e com isso uma cadeia do vírus seja alastrada. Mendes não citou como irá fazer essa campanha. Se será doada ou haverá outra coisa a ser feita para forçar que todos usem o equipamento.
"A máscara é para usar em casa, andar na rua ou ir para o trabalho. Uma máscara, mesmo que caseira, ela tem sim uma capacidade de evitar que saliva seja emitida", concluiu.
Pela fala do governador, essa medida, assim como aconteceu em outros países, ajuda a parar o vírus. Mauro Mendes apenas não lembrou que junto com a medida das máscaras, os governadores ou presidentes fecharam os países e decretaram isolamento total.
Em Mato Grosso, Mauro liberou a abertura parcial do comércio, pediu a liberação do transporte coletivo e ainda pede que as índustrias não parem para que a economia não seja afetada.
Ainda existe outro problema. A fiscalização na venda do produto. Assim como o álcool gel com preço inflacionado, máscaras também sumiram das gôndolas das fármacias e drogarias. Além disso, vários empresários aproveitaram o período e subiram o preço desses produtos de combate ao novo coronavírus.
O decreto do uso de máscaras ainda não foi assinado, mas o governador já avisou que será nos proximos dias. A equipe do Governo, da Assembleia e dos Poderes, já utilizam o equipamento para trabalhar.