Cerca de 2 mil pessoas foram atendidas nos quatro primeiros dias de funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.
Do dia 22 a 25 de julho, 503 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e 1.078 saíram do local com o kit de medicação, após prescrição médica.
Nesse período, os médicos prescreveram exames de tomografia para 51 pacientes e três foram encaminhados para internação via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Triagem é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves.
Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.
Como funciona o Centro
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
O Centro conta com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.
Como chegar
O Centro de Triagem foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal, localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá.
Para chegar até o local por meio do transporte público, o cidadão pode embarcar na linha 609, que sai da Estação Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá.
Para quem pretende utilizar automóvel próprio para chegar à Arena Pantanal, poderá deixar o veículo no estacionamento do estádio.