Motoristas formam filas de carros enquanto bombeiros tentam apagar fogo nas margens da Estrada da Chapada
+ Geral
Segunda, 23 Agosto 2021
| OlharDireto
Quem buscou Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá) para se refrescar neste domingo (22) não deixou de perceber os sinais de destruição na mata às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), causados pelo incêndio florestal que atinge a região nos últimos dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), nesta tarde, duas equipes atuando no combate das chamas, no Km 22, ao lado do Rio dos Peixes.
Os bombeiros utilizam materiais básicos, como abafadores, bombas costais, assopradores, rastelos, foices e inchadas. O incêndio neste ponto específico teve início no período da tarde e como há grande concentração de pessoas no local, a principal suspeita é que tenha iniciado por conta da ação humana.
Em um dos vídeos que circulam as redes sociais, compartilhado pelo perfil @perrenguematogrosso, é possível ver motoristas parados na pista, aguardando autorização para passagem. Enquanto isso, observam a atuação de uma aeronave utilizada pelo CBM para controlar as chamas que consomem a mata. Conforme informações de leitores do Olhar Direto, o congestionamento é longo e nos dois sentidos da estrada.
A região registra focos desde a quinta-feira (19), atingindo mais de 2 mil hectares, segundo uma reportagem do Jornal Nacional deste sábado (21). Em consequência do incêndio, a capital mato-grossense tem amanhecido coberta por cinzas nos últimos dias.