Fogo avança no cerrado de Nobres e se aproxima do Sesc Serra Azul em Rosário Oeste
Uma equipe de Brigadistas de Rosário Oeste que trabalham na BMM do Distrito de Marzagão, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e a Força Nacional apoiados pelo Sesc Pantanal combatem nesta terça-feira (21) um incêndio de grandes proporções que avança há vários dias na região de Nobres, a 151 km de Cuiabá.
Segundo informações do Sesc Pantanal, o fogo já está próximo ao Parque Sesc Serra Azul, unidade de onde é possível ser visto.
A mobilização envolve 32 pessoas, caminhões pipa e uma aeronave airtractor, que transporta cerca de 1.500 litros de água para ser lançada em pontos estratégicos, já que a área de Cerrado é formada por muitas serras de difícil acesso.
De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, a equipe está acompanhando pelo sistema da NASA, que aponta que o incêndio começou do outro lado da serra e tem avançado.
Ele afirma que a união das equipes neste momento é fundamental para que o incêndio possa ser controlado o mais rápido possível.
O Parque Sesc Serra Azul tem mais de 5 mil hectares e é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Rosário Oeste, a Cachoeira Serra Azul.
A presença da onça-pintada e o gavião-real no parque são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense.
Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de 5 mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro.
O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas.
O Cerrado é conhecido por ser a caixa d’água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul colabora para a conservação do Pantanal.