Em Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá, a ambulância da Secretaria de Saúde foi adaptada para ser um posto de vacinação itinerante.
Por onde passa, o carro vai fazendo o convite. Na região, a procura pelo imunizante segue baixa, por isso, a ideia de levar as doses até os bairros mais afastados do centro.
A ambulância leva uma enfermeira e técnicos de enfermagem, que conferem os cartões de vacina e fazem a aplicação.
Além disso, orientam sobre a importância do uso da máscara.
Nova Olímpia ainda não começou a vacinar as crianças de 5 a 11 anos, mas tem o planejamento definido para a semana que vem.
O posto de vacinação itinerante sai pelos bairros uma vez por semana, e com a sirene ligada, o coordenador da Vigilância Epidemiológica vai avisando os moradores que o carro está passando.
De acordo com a Secretaria de Saúde, nessa sexta-feira (28), em apenas duas ruas de um bairro, foram aplicadas 62 doses da vacina contra a Covid e 22 contra a gripe.
E esse trabalho deve continuar, assim como o corujão da vacina que atende uma vez por semana até às 22h, e o "sabadou" da vacina. Todos com o objetivo de avançar com a vacinação na cidade. Até agora, cerca de 70% da população foi vacinada com a primeira dose, mas muitos não retornam para completar o esquema vacinal.