O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Valdeir Pereira, afirmou durante uma visita em escolas do interior do estado que a infraestrutura da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, localizada na região de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, está em péssimas condições.
O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Segundo Valdeir, o local não passa por reforma há anos e que a estrutura apresenta riscos aos estudantes.
As aulas presenciais voltaram em todo o estado no dia 7 de fevereiro, no entanto, o presidente do sindicato disse que o local não é adequado para acolher os alunos matriculados nos períodos matutino, vespertino e noturno.
“Essa é uma escola que não passou por manutenção ao longo dos anos e hoje a única solução é a demolição”, ressaltou.
O sindicalista afirmou que a escola está “abandonada” pelo poder público.
Segundo ele, a Seduc-MT anunciou que o prédio seria demolido para a construção de uma nova unidade ainda neste ano, mas não definiu uma data para o início das obras e nem apresentou um planejamento de remanejamento dos estudantes.
“A comunidade não sabe quando começará efetivamente essas obras e nem de que forma serão atendidos os estudantes que atualmente estudam aqui. “Quando teremos uma escola para nossa comunidade? Ter uma escola hoje construída aqui vai significar muito”, pontuou.