O ‘Dia D’ da vacinação contra o sarampo e influenza está marcado para esse sábado (30) em todos os municípios do estado, seguindo a Campanha Nacional de imunização. Na ação, serão vacinados os grupos prioritários da primeira e segunda fase da campanha, como idosos, crianças, profissionais da saúde, entre outros.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
A previsão é que no sábado sejam vacinadas contra o sarampo crianças de seis meses a cinco anos e trabalhadores da saúde, totalizando 333.074 pessoas a serem alcançadas durante toda a campanha nacional.
Segundo a secretaria, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 95% das crianças.
Já a vacina contra a influenza poderá ser aplicada no público alvo da primeira fase e segunda fase da campanha. Integram essas etapas os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de seis meses a cinco anos de idade; professores; puérperas; gestantes; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; forças de segurança, salvamento e forças armadas; trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros; população privada de liberdade e adolescentes em medidas sócio educativo e funcionários do sistema prisional.
Ao todo, são 1.180.909 pessoas que devem ser imunizadas até o final da campanha. A meta é de vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários
A secretaria informou ainda que não tem problema a vacina da gripe coincidir com a vacina contra o sarampo ou com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
O estado disse que, após o Dia D, as campanhas contra sarampo e influenza seguem até o dia 3 de junho em todos os postos de saúde de Mato Grosso.
Até agora, cerca de 40.191 pessoas foram imunizadas contra a influenza e 8.919 pessoas contra sarampo.